Games feitos no meio amador, quando baseados em séries, filmes, livros ou até mesmo em outros jogos, são denominados fan games. É muito comum ver vários projetos desses no RPG Maker, M.U.G.E.N ou qualquer outra engine de criação de jogos e, se por um lado muitas pessoas apoiam esse gênero, há também aqueles que são totalmente contra.
Quando se faz um fan game é importante saber que as pessoas que o jogarão são, em tese, fãs do objeto homenageado, portanto é quase certeza que críticas serão constantes devido à falta de fidelidade ou mesmo por uma qualidade precária. Se o fan game é baseado num game famoso, então, a situação piora: pressupõe-se, afinal, que o Maker não conseguirá fazer um jogo superior ao original. Por essa razão, é necessário que o criador se esforce ao máximo e que busque inovações em suas criações.
Alguns dos temas mais comuns entre fan games são os animes japoneses Naruto e Pokémon. Podem ser vistos diversos projetos com modificações na jogabilidade e no estilo: alguns de Pokémon, por exemplo, prometem até batalhas em estilo action ou contêm diversos “Fakemons” (Pokemóns feitos pelos fãs e não oficiais). Este é o tipo de inovação que evita levá-los à saturação e deve ser valorizada.
Alguns defendem que os fan games são as melhores opções para os novatos, destacando a facilidade da criação: eles já possuem uma história pronta com personagens elaborados. É fato, inclusive, que muitas pessoas aderem ao RPG MAKER justamente pelo fato de verem na engine a possibilidade de recriar as obras que admiram. Infelizmente, sua falta de experiência os leva a usar recursos medievais do padrão para temas que não os teriam como adequados, além de limitar o jogo a funcionalidades extremamente básicas. É a partir daí que muitos passam a associar o gênero a jogos mal-feitos e por conta disso preferem que só façam fan games aqueles que já tenham grande conhecimento no RM, para que que venham com a melhor qualidade possível. Afinal, nenhum fã quer ver sua tão amada produção ser mal apresentada pelas mãos de um desleixado!
Mas por que não dar a eles uma chance? Apesar das dificuldades, o importante é se divertir. Só tenha em mente que quem estuda mais do game making antes de começar tem chances bem maiores de criar algo bem feito. E se o fan game for bom, é sucesso certo, inclusive fora do meio maker .pra ajudar essas pessoas que criam fan games existem os Starter Kit de Pokemon, Naruto, Dragon Ball Z e ate Star War com todo o material preciso para criar o seu fan game.
E você, o que acha dos fan games?
Fonte: Mundo Rpg Maker
Seja o primeiro a comentar !!!
Postar um comentário